sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LETRAS - 2009.2( 1º PERÍODO)

AULA PRESENCIAL DE EAD LETRAS -2009.2
O nosso agradecimento especial as professoras: Moema e Lília pelo brilhante trabalho e profissionalismo, elas ministraram a aula presencial de INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA para os alunos do 1º período, dia 12 de agosto de 2009 no Laboratório de Informática do referido Polo. Agradecemos ainda aos tutores presenciais: Francisco de Assis Alves e Maria Pérpetua Dias Queiroz pelo empenho e dedicação e aos alunos SEJAM BEM VINDOS!
Lourdinha( Coordenadora) Damiana Nunes Viana ( Tutora- 1º período - 2009.2)



1 comentário:

Lília :-) disse...

Ai que luxo!!!! você já publicaram as fotos....

A visita foi ótima! Agradeço pela acolhida aí em Itaporanga!

Um Abraço da tutora Lília ;-)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PARABÉNS!

LUCIVÂNIA MARIA CLEMENTINO
Ela é aluna do 3º período do Curso de Ciências Naturais e funcionária do Polo, uma pessoa simples, sincera e muito querida por todos, uma excelente profissional.Recebe o carinho todo especial da Coordenadora Lourdinha, das tutoras Rossane, Elizângela e de toda família UAB UFPV VIRTUAL - POLO DE ITAPORANGA .
Que o Senhor derrame muitas benção sobre você e ilumine teus passos por onde andares.

FÉLIZ ANIVERSÁRIO !!!

domingo, 9 de agosto de 2009

MARIA DE LOURDES PEREIRA ALVES
COORDENADORA DO POLO


Observando o quadro acima, na minha concepção o tutor está focado neste grande universo, por se tratar de um agente multidisciplinar que atua de forma estratégica para viabilizar um melhor atendimento aos cursistas.


A importância do tutor no processo ensino-aprendizagem é de trabalhar a complexidade do saber fazer, e do aprender a aprender, são fatores que se caracterizam como um grande desafio no desempenho da tutoria, e ainda propiciar momentos em que o aluno aprende a ler e reler, apropriciando-se do conhecimento, redimensionando valores e revendo as atitudes.

Indiretamente o tutor exerce o papel de professor por está ao lado do aluno de EAD, por aplicar as atividades presenciais e buscar uma relação motivadora e interativa entre ambos.

A função pedagógica do tutor é de fato o acompanhamento didático pedagógico, usando recursos afins, diante um processo de mediação tutorial, faz-se necessário que neste trajeto o tutor esteja atento a tudo que diz respeito à construção do conhecimento e ao processo ensino aprendizagem do aluno. O tutor precisa saber superar aquela postura que ainda tem de professor transmissor de conhecimento e passar a incorporar a postura de levar o cursista a propriar-se do conhecimento, o qual se dá através da interatividade entre os atores protagonistas do processo.

Outra função fundamental do tutor é o de gerenciar equipes, talentos, formando grupos de estudo, agendamento as atividades dos cursistas, observando datas e horas da postagem de suas tarefas.

Outra função preconizada no tutor é a função técnica, caracterizada pela sua habilidade, e domínio técnico para atuar com agilidade e compartilhar didaticamente seus conhecimentos com os cursistas. O tutor em EAD exerce duas funções importantes: a informativa caracterizada pelos esclarecimentos das dúvidas levantadas pelos alunos, e a orientadora que se expressa na ajuda das dificuldades e na promoção do estudo e aprendizagem autônoma, até porque em EAD a forma como os alunos direcionam seus estudos, entende-se na prática a predominância dessa autonomia.

Existe uma diferença nas atuações desses dois profissionais: O tutor acompanha o cursista; enquanto o professor conduz o cursista; O tutor atende o aluno individual ou em grupo onde é feita a mediação, ele ouve mais do que fala; o professor faz a exposição de conteúdos; o tutor faz a interatividade entre ambos; o professor mantém uma convivência em um mesmo ambiente físico; o professor atende o aluno em sala de aula com horários rígidos; o tutor atende o aluno, em horários flexíveis, lugares distintos e meios diversos, no entanto, como abordei no início deste texto, o tutor-professor atua como mediador, facilitador, incentivador e também investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal dos cursistas.

A tutoria é o método mais eficaz para efetivar a interação pedagógica.


Maria de Lourdes Pereira Alves

Coordenadora














terça-feira, 4 de agosto de 2009

Atenção
Alunos VETERANOS dos cursos de: Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Naturais e Ciências Agrárias
Período de matrícula para o SEMESTRE - 2009.2
Data: 4 a 7 de agosto, através do site: www.prg.ufpb.br/aluno_on_line
Informações: polo.itaporangapb@gmail.com ou (83) 3451-3558 falar com Afra, Isabel e Uberlândia