domingo, 9 de agosto de 2009

MARIA DE LOURDES PEREIRA ALVES
COORDENADORA DO POLO


Observando o quadro acima, na minha concepção o tutor está focado neste grande universo, por se tratar de um agente multidisciplinar que atua de forma estratégica para viabilizar um melhor atendimento aos cursistas.


A importância do tutor no processo ensino-aprendizagem é de trabalhar a complexidade do saber fazer, e do aprender a aprender, são fatores que se caracterizam como um grande desafio no desempenho da tutoria, e ainda propiciar momentos em que o aluno aprende a ler e reler, apropriciando-se do conhecimento, redimensionando valores e revendo as atitudes.

Indiretamente o tutor exerce o papel de professor por está ao lado do aluno de EAD, por aplicar as atividades presenciais e buscar uma relação motivadora e interativa entre ambos.

A função pedagógica do tutor é de fato o acompanhamento didático pedagógico, usando recursos afins, diante um processo de mediação tutorial, faz-se necessário que neste trajeto o tutor esteja atento a tudo que diz respeito à construção do conhecimento e ao processo ensino aprendizagem do aluno. O tutor precisa saber superar aquela postura que ainda tem de professor transmissor de conhecimento e passar a incorporar a postura de levar o cursista a propriar-se do conhecimento, o qual se dá através da interatividade entre os atores protagonistas do processo.

Outra função fundamental do tutor é o de gerenciar equipes, talentos, formando grupos de estudo, agendamento as atividades dos cursistas, observando datas e horas da postagem de suas tarefas.

Outra função preconizada no tutor é a função técnica, caracterizada pela sua habilidade, e domínio técnico para atuar com agilidade e compartilhar didaticamente seus conhecimentos com os cursistas. O tutor em EAD exerce duas funções importantes: a informativa caracterizada pelos esclarecimentos das dúvidas levantadas pelos alunos, e a orientadora que se expressa na ajuda das dificuldades e na promoção do estudo e aprendizagem autônoma, até porque em EAD a forma como os alunos direcionam seus estudos, entende-se na prática a predominância dessa autonomia.

Existe uma diferença nas atuações desses dois profissionais: O tutor acompanha o cursista; enquanto o professor conduz o cursista; O tutor atende o aluno individual ou em grupo onde é feita a mediação, ele ouve mais do que fala; o professor faz a exposição de conteúdos; o tutor faz a interatividade entre ambos; o professor mantém uma convivência em um mesmo ambiente físico; o professor atende o aluno em sala de aula com horários rígidos; o tutor atende o aluno, em horários flexíveis, lugares distintos e meios diversos, no entanto, como abordei no início deste texto, o tutor-professor atua como mediador, facilitador, incentivador e também investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal dos cursistas.

A tutoria é o método mais eficaz para efetivar a interação pedagógica.


Maria de Lourdes Pereira Alves

Coordenadora














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